Na minha pesquisa sobre a "consciência" relacionada com o último livro do Damásio, descobri algo interessante. Todos nós já pensámos nisto e subjectivamente sabemos ou temos presente, mas tal como os livros do Alberoni, é bom ver escrito aquilo que na maioria das vezes empiricamente descobrimos ao longo da nossa vivência. O artigo dizia:
A genialidade não é nada com que se nasça! Ninguém nasce génio. Leonardo da Vinci, Oscar Wilde, Amadeus Mozart, nenhum deles nasceu génio. Em quaisquer das áreas, obter uma realização de carácter internacional exige pelo menos dez mil horas de prática. De acordo com de dezenas de estudos da cognição, para pesquisa da mente humana, os resultados foram sempre os mesmos: os génios praticam mais! As vias neurais requerem estimulação repetida para alcançar um nível de "génio" ou de mestria. Os neurónios devem ser estimulados e re-estimulados vezes sem conta e o hipocampo é essencial para este processo de aprendizagem, para este processo de obtenção de suprema mestria
Mas porque é que só alguns têm a vontade, a persistência, o empenho, a tenacidade necessária? Que parte do nosso cérebro influi ou condiciona este tipo de personalidade em que o intelecto prevalece sobre a vontade???
Sem comentários:
Enviar um comentário