segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A dispensadora

Prescindi há dias da minha hora de almoço, para não interromper o meu horário laboral com assuntos particulares, e dirigi-me à Segurança Social para solicitar um comprovativo a entregar na Fac da minha filha, que está a requerer uma bolsa de estudo para aluno deslocado.

Esperei, pacientemente, na fila que me conduzia ao dispensador de senhas, uma tal de senhora anafada e autoritária cujo trabalho consiste em perguntar num tom de voz que nos faz ficar pequeninos:
que senha quer?  E todos os utentes despejam a razão que os leva ao lugar.  Então, a "dispensadora de senhas" vira-se para o lado onde tem 3 caixas de senhas de diferentes cores, colocadas lado a lado, e retira um minúsculo papelinho que nos concede o direito de esperar novamente e de forma ordenada a chamada do nosso número.

À minha frente uma mulher asiática com dificuldades na interpretação e articulação da língua portuguesa mostrava papéis de vários formatos à "dispensadora de senhas" que, com ar impaciente e presunçoso, apontava de dedo espetado um importante carimbo que dava como prova, que toda a documentação estava em ordem. A figurinha estilizada plantada à minha frente argumentava num registo tonal, tal qual a interprete soprano da Cio-Cio-San na Madame Butterfly, palavras incompreensíveis que a "dispensadora de senhas" descartava repetindo: carimbo, tudo ok, entende?? E em gesto de reforço, a "dispensadora de senhas" virava o polegar para cima e repetia, ok!!
Resmungando palavras ininteligíveis a asiática à minha frente recolheu tudo e saiu.

Seguinte!!!
Era a minha vez. Humildemente, e porque já conheço de ginjeira este tipo de "dispensadoras", solicitei com uma voz calma e simpática: uma senha azul! Preciso de um senha azul para pedir um comprovativo de que a minha filha de 17 anos não está inscrita na Segurança Social nem auferiu qualquer salário no ano transacto! A "dispensadora de senhas" olhou de soslaio para mim e apontou para um pequeno cartaz escondido entre os verdadeiros dispensadores de senhas: impossível retorquiu, a maioria dos funcionários está de férias e só entregamos senhas entre as 9 e as 10h da manhã para além de que as senhas de amanhã já estão todas entregues. E continuou, a situação só deverá normalizar no final do mês de Agosto quando todos tiverem regressado de férias!!

Olhei para a "dispensadora", quis argumentar e referir que entre as 9 e as 10h estaria a trabalhar, que o mísero papel só necessitaria de um nome e um simples carimbo confirmando que a minha filha só tem 17 anos, é estudante e não trabalha, que o papel é mesmo urgente e importante para requerer a bolsa de estudante mas, ao olhar para a "dispensadora de senhas" pensei, como é que se contesta para uma máquina?

Sem comentários: