sábado, 27 de janeiro de 2007

Vê-la partir...













A minha filha mais velha vai partir. Claro que estou feliz porque, como aconteceu com todos nós, chegou a altura de se libertar, de procurar o seu rumo, de lutar pela sua independência. Fico orgulhosa por ela ter a coragem necessária para seguir o seu caminho sozinha, ainda cheia de medos mas com uma vontade inabalável de encontrar o seu lugar no mundo. Minha querida filha...

Após ter terminado a sua licenciatura em psicologia social e antes de ingressar no mercado de trabalho, irá conhecer novos mundos, novas sociedades, novas culturas. Vai começar por trabalhar em Inglaterra para juntar o dinheiro necessário para conseguir estudar durante seis meses na Noruega onde aprenderá como ajudar uma das populações mais pobres do mundo a criar desenvolvimento sustentado tendo sempre como objectivos a protecção do meio ambiente, o crescimento económico e a igualdade social. Seguirá, de imediato e durante seis meses, para um país de Africa onde porá em prática todos estes ensinamentos, trabalhando directamente com a população. Irá assim pôr em prática os seus estudos na área da psicologia social e trabalhar para uma Organização Não Governamental (CICD).

Fico muito feliz por ela e quero dar-lhe a maior das forças. No entanto, sei que vou ficar muito triste por não a ter perto de mim. As saudades vão ser muitas e sei que haverá dias em que ela não me vai sair do pensamento mas, sei também que esta fase irá ser muito importante para a transformar numa verdadeira Mulher.

Parafraseando Vinicius de Moraes:


As mulheres só belas que me perdoem, mas
Inteligência é fundamental e necessária

É preciso que a mulher reflicta por si mesma
Saiba de receitas e açúcares,
De revoluções e ogivas
De lírios selvagens e livros

Desejo a mulher-pássaro pelo seu vôo altivo
Não pela cor do rouge de ki-suco com uma alma vazia

Quero a mulher que seja ponte, asa e saiba
De Brecht a Bethoven,
Que tenha passaporte de vivências e grau de lucidez

Quero a mulher de paz e amor, de idéias e de curativos siderais
Se tiver ternura, encanto, inteligência e cultura então
Será a receita certa de musa inspiradora e dona do meu [coração.


Minha filha, este será um novo tempo de vida, tanto para ti como para mim e teremos que aprender a viver cada uma a sua própria independência.


Sê feliz meu amor!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Miúda, já te disseram que és tão bonita por dentro como por fora?

Vou voltar com mais calma, gostei:
» Da transparência do grafismo porque apenas interessa o que é importante.
» Da coragem de dar a cara.

Posso voltar?

Walkaway disse...

É claro que podes e DEVES voltar. Um blog é isso é isso mesmo e só assim pode sobreviver. Um lugar de troca de impressões, de discussão de ideias e estados de espírito. Volta logo!

Anónimo disse...

Por incrível que pareça só hoje li o teu artigo sobre a tua filha mais velha. Escrevo esta notinha para dizer que gostei muito.
beijo
D

Cem inspirações disse...

Se e a felicidade que procuro nao o posso afirmar porque afinal, o que e a felicidade? Viver a vida? Isso sim ja me soa ao que pretendo, tornar sonhos realidade. Dai advem a minha felicidade, condicionada pelos e por o que deixei. Contudo, creio que tudo na vida tem dois lados, duas perspectivas: a positiva e a negativa e a escolha passa por onde direccionar os nossos pensamentos, os nossos julgamentos. Procuro a positiva mas exige esforco, constante e persistente.
Viver a vida monotona a queixar e lamentar e tao mais facil!